CIENTEC 2014

Algum problema? Os voluntários da Cientec podem ajudar

Os voluntários da Cientec 2014 monitoram os estantes e auxiliam visitantes e expositores do evento. Eles são alunos da própria UFRN, de cursos diversos, e fazem do voluntariado uma forma de se aproximar do público e garantir horas de atividade extracurricular no histórico acadêmico.

“Minha função é basicamente ajudar nos pavilhões aqui da Cientec. Pode ser falta de cadeira, iluminação, enfim... nós vistoriamos o que está faltando ou não está funcionando e comunicamos à secretaria, para que sejam tomadas as providencias”, explica Pedro José, estudante do segundo período de Fonoaudiologia da universidade.

 O processo de seleção nada mais é do que participar, pelo menos, de 70% das reuniões com os coordenadores. “Depois dessas reuniões a gente ainda faz um curso básico de segurança e eletricidade”, conta Pedro.

Cada pavilhão tem, em média, três auxiliares. Viviane Paula, estudante de Turismo, conta que esses assistentes são muito prestativos. “Aqui no estande da Força Aérea ainda não precisamos de nenhum serviço, mas sempre vejo eles andando por aqui perguntando se está faltando alguma coisa”, afirma.

A vice coordenadora dos voluntários, a estudante de Publicidade e Propaganda Amanda Vieira, diz que a inscrição para assessorar na Cientec é exclusiva pelo Sistema de Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que informa o prazo para isto. “As vantagens de ser voluntário são muitas. Além de converterem as horas trabalhadas aqui no evento em horas extra curriculares, eles  ainda aprendem a trabalhar em grupo e conhecem novas pessoas”, completa Amanda.