CIENTEC 2014

MPF recomenda retirada de imagens de políticos da Cientec

A Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOS) foi obrigada a retirar os cartazes do manifesto "Fora Coronéis da Mídia" promovida pela entidade contra o monopólio da mídia a pedido da organização da Cientec. Entre os cartazes recolhidos, estavam os ilustrados com imagens do candidato que disputa o governo neste segundo turno e é proprietário de veículos de comunicação no Rio Grande do Norte. A recomendação, segundo a organização do evento, partiu do Ministério Público Federal (MPF), que vetou  qualquer tipo de campanha eleitoral durante a 20ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.

De acordo com os integrantes da Executiva Nacional, funcionários da UFRN foram até o stand 132, que fica no pavilhão 8, e pediram que os alunos retirassem os cartazes. De acordo com os estudantes, um dos funcionários teria dito que reitoria já havia sido informada da proibição pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Desenvolvida pelo movimento “Para expressar a liberdade” e com base na proposta de Lei da Democratização da Comunicação, a campanha “Fora Coronéis da Mídia” promovida pela Enecos tem como intenção denunciar o oligopólio nos meios de comunicação do país.

Fanny Avlis, 21, participante do movimento, explica que a lei é contra qualquer oligopólio midiático e que o stand estava querendo passar para os visitantes uma denúncia que é válida democraticamente. Segundo a estudante, existem 11 famílias que dominam a mídia no Brasil. “Essa situação tem que mudar, essa é a bandeira da campanha”, defendeu.

A retirada das imagens do estande indignou os estudantes. De acordo com eles, as imagens apenas refletiam seus ideais.

Após o acontecido, a UFRN distribuiu um comunicado ao Enecos e outros stands, assinado pela reitora Ângela Paiva. Nele é esclarecido que o MPF proíbe qualquer manifestação político-eleitoral, como comício e distribuição de folders ou bottons  durante o período da Cientec, sob pena de suspensão do evento.

*Atualizada às 19h48, de 22/10/2014.