I SEMANA DE JORNALISMO

I Semana de Jornalismo segue com segundo dia de atividades

A I Semana de Jornalismo da UFRN já está no seu segundo dia e não para. Hoje tivemos a continuação do minicurso Um outro jornalismo é possível? O pensamento e a teoria de Adelmo Genro Filho, ministrado por William Robson Cordeiro. Desde ontem, 08 , o jornalista bate um papo sobre a temática em questão e faz uma pequena discussão sobre conceitos importantes, hoje é o último dia do minicurso mas a tarde foi repleta de oficinas com diversos temas. Vem conferir!

Bernardo Luís (TV Tribuna) nos trouxe na oficina de Videorreportagem: observar, sentir, realizar, uma dinâmica e também, dicas de como elaborar e conduzir uma boa videorreporagem, além de nos contemplar com o documentário maravilhoso chamado Dança sem limites.

Já na oficina de Jornalismo de dados, a jornalista Aparecida Ramos nos mostrou na prática como acessar dados em de diversas áreas e ainda nos deu algumas noções do que precisamos saber para ser um bom jornalista de dados. Com o apoio dos estudantes de Jornalismo, Luana Aladim e Sérgio Oliveira (Canaltech) pudemos ter conhecimentos de como acontece a apuração de dados em sites e blogs e, como um repórter deve agir na hora de fazer essas apurações.

E na última oficina do dia, ministrada pelos professores do Departamento de Comunicação Social, Daniel Meirinho e Itamar Nobre, pudemos aprender um pouco mais sobre os direitos que rondam a fotografia e discutir os conceitos que o crítico e professor de fotografia Fred Ritchin aborda no fotojornalismo.

Logo mais a noite, a partir das 18h30, teremos a abertura oficial da I Semana de Jornalismo da UFRN, com Maria das Graças Soares (diretora do CCHLA), Sebastião Faustino (vice-diretor do CCHLA), Ronaldo Neves (chefe do Decom) e Kenia Maia (coordenadora do curso de Jornalismo). Seguida da conferência As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede ministrada pelo jornalista Leandro Fortes (Agência Cobra Criada), sob coordenação do professor do departamento de comunicação, Daniel Dantas.