FOLKCOM 2017 - RECIFE

Mesa 1: "A Folkcomunicação no Contexto das Rurbanidades"

Nesta quarta, 03, pela manhã, aconteceu a primeira mesa-redonda, intitulada por "A Folckcomunicação no contexto das Rurbanidades". A mesa foi mediada pela professora Sônia Regina, que introduziu o público ao conceito de "Rurbanidade", que seria a junção do rural com o urbano. 

A mesa foi composta pelo professor Dr. Osvaldo Trigueiro (UFPE, Rede Folckcom), grande conhecedor da teoria da folckomunicação, que explanou sobre sua pesquisa de mestrado e doutorado, na qual observou como as redes de comunicação chegaram às pequenas comunidades no estado da Paraíba, investigando duas delas nos últimos 20 anos. Foi apresentada imagens feitas durante suas pesquisas, mostrando a evolução do uso das tecnologias nos meios rurais, antes mesmo de chegar às estruturas necessárias nesses meios, como no caso das políticas públicas,

"As tecnologias chegam antes das políticas públicas" afirma o professor Trigueiro. 

Passando a palavra para a professora Dr° Rita Alcântara (POSMEX, UFRPE) que falou sobre as duas experiências mais recentes em seus estudos sobre a gestão hidráulica e cultivo da vinicultura do Rio Douro, em Portugal, fazendo paralelo com a cultivação de uva também presente em Juazeiro/BA. "Não tem como estudar local, sem passar pelo regional e internacional", afirma Rita sobre os resultados de suas pesquisas no Rio Douro, onde toda a produção é local, mas as decisões a respeito dos métodos de produção são tomadas em Bruxelas, uma vez que a produção contribui na porcentagem do PIB do país, afetando diretamente no mercado internacional.

Em seguida, o professor. Ms. Iury Parente (UNEB) falou sobre sua pesquisa relacionando Luís Beltrão e Ciespal - Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, sobre os quais estudou e pesquisou durante seu mestrado. Por fim, a mesa foi encerrada pelo professor Dr. Lawremberg Audivincula (UNIMAT), que estuda a Folckomunicação e Imaginário Rurbano do Cerrado Brasileiro, falando brevemente sobre suas pesquisas nos canais alternativos que buscam interação com as comunidades. Desenvolvendo pesquisas também sobre as festas religiosas em Paconé/MT, com trabalhos em Alto Araguaia e expandindo para Cuiabá. Lawremberg também fará o lançamento do seu livro "Cenários comunicacionais entre as sociedades industriais e emergentes", agora pela tarde.

A primeira mesa da XVIII da Conferência Brasileira de Folkcomunicação teve grande contribuição nos debates com os comentários incisivos da antropóloga Luitgarde Cavalcante que 'incendiou' as discussões a cerca dos assuntos discutidos.