COMUNICAÇÃO

Segundo dia do Seminário promovido pelo Grupo ECOMSUL

Nesta semana, o Grupo ECOMSUL – Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura – promove a primeira edição do Seminário “Diálogos sobre Mídias, Descolonização e Direitos Humanos”.  Ontem, dia 25, foi o segundo dia de evento. A palestrante Patrícia Paixão, jornalista e doutora em comunicação, trouxe como tema “O discurso colonizador da mídia sobre a América Latina”. 

Patrícia apresentou a pesquisa realizada sobre a investigação do discurso da mídia na imprensa brasileira sobre líderes Latino-Americanos. Ela estudou seis dos doze países que compõem a UNASUL – União de Nações Sul-Americanas – e analisou jornais e revistas referenciados como grande mídia. A Análise do Discurso foi utilizada como metodologia da pesquisa. De acordo com a jornalista:

WhatsApp Image 2017-04-25 at 20.00.11.jpeg

A hipótese [do estudo] é que a mídia, ao discursivizar os líderes Latino-Americanos Progressistas, constroem discursos colonizadores sobre a América Latina. Por isso a necessidade de análise do entrecruzamento das vozes da mídia.” 

As próximas palestras seguem até hoje, dia 26. De modo geral, o objetivo do seminário é promover discussões críticas sobre a comunicação midiatizada, tomando por base o panorama Latino Americano. Os encontros são direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da UFRN.

Para conferir a programação completa, clique aqui .