EDUCAÇÃO

Parceria firmada: prefeitos assinam convênio do Trilhas

Os prefeitos e representantes dos 26 municípios, selecionados para participar da XXI edição do Trilhas Potiguares, se reuniram nessa sexta feira, 31, no prédio da reitoria. Eles foram recepcionados pela Reitora Ângela Maria Paiva Cruz, pela Pró-Reitora de Extensão, a professora Maria de Fátima Ximenes e pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão e coordenador geral do programa, o professor Breno Cabral, que apresentaram o programa como uma oportunidade de troca entre a universidade e a sociedade. Segundo a Reitora, o Trilhas Potiguares tem, como garantia, contemplar todos os indivíduos de diferentes níveis educacionais e não para “elites do saber”.

A reitora destacou também a necessidade dos gestores dialogarem com a universidade sobre as reais demandas de cada município, para que o programa cumpra com seu objetivo de solucionar problemas locais com ações que melhorem a qualidade de vida dos envolvidos. Para ela, é por meio do conhecimento que se constrói cidadania: “Precisamos de excelentes quadros na universidade para que o conhecimento construído dê o retorno necessário para o desenvolvimento econômico, mas principalmente, o desenvolvimento social e humano dele decorrente”.

20170331_105958.jpg

Sobre a continuidade do programa, Breno Cabral foi enfático ao afirmar que a parceria entre a universidade e os municípios não se restringe somente aos sete dias de ação dos estudantes. Ele ressaltou ainda a importância de ações como o Trilhas no contexto de crise que o país enfrenta.

Depois da apresentação de um documentário sobre a edição anterior, os prefeitos, um a um, assinaram o contrato do convênio, garantindo a participação dos municípios para o Trilhas Potiguares deste ano.