EDUCAÇÃO

Obsevatorio Boa-Ventura debate a democratização da mídia

Nesta quinta-feira (8) aconteceu o evento Diálogos Intermitentes com o tema Descolonizar a Comunicação: democracia, direitos e justiça cognitiva, promovida pelo Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais, no auditório E do Centro de  Ciências Humanas, Letras e Artes. A pauta das apresentações abordava a democratização da comunicação e como os meios de comunicação funcionavam nos tempos atuais.

 

As discussões contaram com três expositores: Aline Lucena, professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN; Ruy Alkmin, professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFRN; e Iano Flávio, mestre em Estudos da Mídia pela UFRN e jornalista da Rádio e TV Universitária.

 

Em sua apresentação, Aline Lucena baseou seu discurso no conceito de comunicação dado por Paulo Freire, trazendo o tema "O direito humano à comunicação e o processo de descolonização  da América Latina". Já Ruy Alkmin apresentou a discussão "Democracia, descolonização e regulação da TV", na qual expôs temáticas como o caráter global da mídia e convergência midiática. Por último, o jornalista Iano Flávio abordou a questão da "Liberdade de expressão e direito à comunicação em tempos de golpe". O evento terminou com um debate de ideias entre os palestrantes e os ouvintes.