EVENTOS

ABERTURA DO X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE AMLAT

Na manhã dessa quarta-feira (23) aconteceu, no Auditório do Departamento de Educação Física da UFRN, a abertura do X Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT. O evento tem por objetivo promover debates reflexivos acerca dos processos metodológicos de pesquisas em comunicação tomando por base a temática “CIDADANIA COMUNICATIVA, LUTAS POR DIREITOS E DEMOCRACIA”.

A mesa inicial de apresentação do seminário foi composta por coordenadores envolvidos no evento e representantes da Rede AMLAT: o Dr. Alberto Efendy Maldonado, Coordenador Geral da Rede AMLAT; o Dr. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Pró-Reitor de Pesquisa da UFRN; o Dr. Sebastião Faustino Pereira Filho, Vice-Coordenador do CCHLA; o Dr. Juciano de Sousa Lacerda, Coordenador local do evento e da Rede AMLAT na UFRN e a Dra. Maria do Socorro Veloso do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

Em seguida, houve uma conferência de abertura dirigida pelo professor Dr. Alberto Efendy Maldonado que apresentou o tema central da Rede AMLAT e discorreu sobre a problemática da comunicação na América Latina. Essa conferência teve a participação especial o Dr. Nicolás Lorite García – convidado ibero-americano e professor da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Espanha). Em entrevista à Agência FOTEC, o Dr. Nicolás ressaltou a importância do Seminário como oportunidade de intercâmbio de metodologias e conhecimentos e também avaliou como positiva toda essa troca de experiências.

A Mesa Redonda intitulada “CIDADANIA COMUNICATIVA E AUDIOVISUALIDADES EM TEMPOS DE REDE” encerrou a primeira manhã de evento. Ela foi coordenada pelos professores Dr. João Damasceno Martins Ladeira e Dr. Gustavo Daudt Fischer – ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – e pelo Dr. Theophilos Rifiotis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As atividades do X Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT seguem até o próximo sábado (26). A programação completa pode ser conferida através do link: https://seminarioredeamlat2016.wordpress.com/programacao/.