DINHEIRO

Secretaria de Tributação conscientiza sobre educação fiscal

Muitas pessoas não conhecem o destino dos seus impostos e o porquê de manter suas tributações em dia. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Tributação
(SET), em parceria com estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, organizou um estande na 22ª Cientec para conscientizar a população sobre a importância e necessidade dos tributos, da Lei de Transparência Orçamentária, e do controle social fiscal.

Luciene Abreu, estudante de Ciências Contábeis, diz que o grupo gestor de educação fiscal do estado, a UFRN e o Observatório Nacional estão conscientizando e divulgando a educação fiscal. “O legislativo criou uma semana para se trabalhar a cidadania fiscal. Ela é muito maior do que saber o que é o tributo. A gente precisa enquanto cidadão efetivamente no dia a dia, nas pequenas e grandes ações, estar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, explica.

A servidora da SET, Verônica Cristina, afirma que o programa de educação fiscal visa conscientizar os cidadãos sobre a importância socioeconômica de qualquer produto comprado. “Existem muitas pessoas que acham que não pagam impostos, e estamos aqui justamente para explicar que ele está incluso dentro do preço de qualquer produto”, diz Veronica, ao observar também que dentro de qualquer produto há uma porcentagem de imposto que é repassado aos cofres públicos, com fins de promover políticas públicas, como saúde e educação.

Garantindo um interesse de parte do público na feira, o estande recebeu a visita de uma grande diversidade de pessoas. É o exemplo da professora Cleane Sangelo, que procurou se informar e tirar dúvidas sobre os impostos. “O espaço é importante para esclarecer as pessoas sobre a carga tributária que a gente paga, porém o que me faria sentir mais segura seria ver esses impostos sendo aplicados de melhor forma”, acrescenta a professora.

CIENTEC

A 22° edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da UFRN chega ao seu final nessa sexta-feira (21). Com o tema “Nós no Planeta”, o evento, que está aberto desde quarta-feira (19), expôs trabalhos acadêmicos, apresentou campanhas de conscientização, e recebeu diversas atrações culturais durante esses três dias.