SAÚDE

Por um ambiente social mais saudável

                O Setor de Enfermagem da Universidade Potiguar (UNP) organiza visitas a comunidades da Zona Norte, Oeste e de Parnamirim, atendidas por Unidades Básicas de Saúde para aproximar estudantes da prática profissional. O programa que se destina à saúde das famílias das comunidades, é composto por uma equipe multidisciplinar de agentes de saúde e médicos.

                A atuação deles está focada no combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika), na orientação sobre medidas de prevenção, como cuidados com locais de acúmulo de água nas residências, e no levantamento epidemiológico dos casos confirmados.

                “As condições sanitárias deficientes e a circulação mais fácil de pessoas pelos quatro cantos do mundo favorecem a distribuição dos mais variados tipos de agentes etiológicos, causadores de enfermidades, e a contaminação de pessoas”, explica a preceptora dos estudantes, Lívia Azevedo.

                O desmatamento e as queimadas também trazem o mosquito Aedes aegypti para mais perto das populações urbanas. Então, aliar abordagens ligadas à educação ambiental, à alimentação de sistemas de notificação de dados de doenças e ao controle higiênico-sanitário auxilia na redução de novas epidemias.