EDUCAÇÃO

Estande oferece serviço de obtenção do cartão do SUS

Estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET GraduaSUS), estão com dois estandes na 22ª Cientec. Durante os três dias da feira, além de apresentarem o programa, também será possível fazer o cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), que é aberto para toda a comunidade.

O GraduaSUS é um programa de educação, com o objetivo de melhorar  a formação dos profissionais da área da saúde. A professora do Departamento de Enfermagem da UFRN, Hylarina Diniz, ressalta a multidisciplinaridade do programa “nós temos aqui alunos de todas as áreas da saúde” e acrescenta “a nossa atividade na Cientec é trazer um pouco do Sistema Único de Saúde para que a população possa também conhecer”.

O cartão do SUS

Quem visitar a feira, além de conhecer o projeto, terá a possibilidade de fazer o cartão do SUS, um serviço gratuito. O processo é rápido e quem se interessar só precisa levar o RG, CPF e comprovante de residência.

“O cartão do SUS é muito importante, ele vale tanto para atendimentos de urgência e emergência quanto para atendimento seletivo, na parte ambulatorial.” Comenta Cícero Caetano, agente de saúde municipal.  “Por exemplo, se você mora em Natal e precisar do atendimento ambulatorial você é atendido e para urgência e emergencial o cartão vale nacionalmente”, completa.

Os estandes do GraduaSUS são o 15 e 16, do pavilhão integração. E os cartões do SUS estarão sendo feitos durante todos os dias da Cientec, das 9h às 17h.