EDUCAÇÃO

"Retratos na Velhice: um ensaio sobre a beleza"

Nesta sexta-feira, dia 15, aconteceu o encerramento da exposição "Retratos na Velhice: um ensaio sobre a beleza". A produção foi idealizada pela aluna de Comunicação Social, Thuane Xavier, sob a coordenação do chefe do Departamento, Hélcio Pacheco, e reuniu idosos para produções fotográficas na cidade da criança. Os retratos estão nos corredores do LabCom desde o dia 4 de abril e hoje, último dia, estiveram presentes os homens e as mulheres que se dispuseram para o ensaio. 

Para Aldemar Pinheiro, ex professor de matemática e um dos fotografados, o trabalho de Thuane é importante pois representa a valorização da pessoa idosa que muitas vezes é esquecida pela sociedade. "Me senti o máximo. Espero que os alunos continuem o projeto", relatou. Para Maria das Neves, os retratos trouxeram à tona a possibilidade de tornar visível a beleza na terceira idade. "A gente também é gente. A gente também pode se apresentar em determinadas situações", conta ela, que foi direta à pergunta sobre o que mais gostou em todo o trabalho, "gostei de tudo".

O encerramento contou ainda com o dom e o bom gosto musical de seu José Messias, que deu alegria ao encontro com o violão e sua voz marcante. Foi ele ainda quem sugeriu à vinda do grupo para o Laboratório de Comunicação relatar a experiência. Marilene Cardoso de Freitas compôs um poema e o compartilhou com os presentes: "Envelheço quando tenho medo de arriscar. Envelheço quando tenho medo de sorrir e de amar, a mim mesmo e a vida que me fez sonhar".

O trabalho consiste em uma das etapas do trabalho de conclusão de curso da discente que, inspirada na avó, pôs em prática essa ação inspiradora. "O trabalho me ajudou enquanto pessoa", disse a estudante.