EDUCAÇÃO

Mesa redonda: Universidade, educação, pesquisa e cidadania.

Na tarde dessa quinta-feira, 14 de abril de 2016, aconteceu no auditório do NEPSA (Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas) – UFRN, uma mesa redonda com o tema “Universidade, educação, pesquisa e cidadania”. Sob os cuidados do Professor Doutor Zéu Palmeira Sobrinho, idealizador do evento que, conseguiu trazer três grandes nomes referências dentro do assunto, a Professora Doutora. Aida Monteiro (UFPE), Professor Doutor Luis Alcoforado (Universidade de Coimbra) e a Professora Doutora Márcia Regina (UFPE). E, tendo como moderadora a Professora Doutora Vânia de Vasconcelos Gico, coordenadora do Observatório Boa-ventura de Estudos Sociais.

Um a um, cada professor convidado abordou a temática em questão trazendo-a para a nossa realidade, mostrando que é possível com muita forca de vontade fazer o diferente acontecer, apresentando dessa forma projetos que desenvolveram em suas localidades e que vem apresentando pequenas, porém significativas mudanças ao meio social no qual elas estão sendo instaladas. Segundo o professor Luis “não basta só a educação, é preciso que haja uma luta por direito humanos interdependentes, uma luta por condições materiais digna, condições existenciais que tragam o respeito para a pessoa humana além ds respeito pelos direitos culturais”, afirma.

Segundo Zéu “A ideia principal do evento foi sensibilizar os alunos e toda a comunidade da universidade para a importância de tematizar questões referentes aos direitos humanos, questões essas que envolvem o debate sobre pessoas que sofrem, que padecem de crueldade, de discriminação e de exploração”.