TECNOLOGIA

Influência da tecnologia é tema de palestra na Cientec

Influências da tecnologia no desenvolvimento psicológico e na educação de crianças, jovens e adolescentes. Este foi o tema que deu continuidade ao ciclo de palestras da 21ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura realizada nesta tarde de quarta-feira (21), no Mini Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

O ministrante, Jorge Cordeiro de Araújo, retratou o vício em tecnologia como um problema preocupante inerente à sociedade atual. “O objetivo é mostrar que o vício é um problema de saúde pública que piora cada dia mais. É preciso uma solução”, disse.

Jorge é formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e atualmente dentista-PSF.  O tema escolhido, conta ele, deu-se pela ascensão tecnológica nos tempos pós modernos e sua influência direta na vida das pessoas. A internet que anteriormente era utilizada para fins militares é hoje um meio de inserção no contexto global. “A internet tem se tornado, cada dia mais, uma necessidade’’, comenta.

O desenvolvimento da tecnologia é um assunto interessante para muitos dos alunos que prestigiaram a palestra. Dentre eles, o estudante de Ciências Biológicas da UFRN, Robert de Niro, fala da relevância da discussão para o seu conhecimento. “Como sou de licenciatura e a tecnologia também está relacionado ao jovem, acho importante as informações”, conta ele, que expõe um trabalho de jogos digitais na Cientec. Além de Robert, a graduanda em Letras Kaline Moura também destacou a importância do assunto enquanto aluna na área de educação. “É importante saber, pois é um tema de interesse público e que atinge os jovens”.