CIENTEC 2015

“Cientec foi além das expectativas”, avalia coordenadora

A 21ª edição da Cientec, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, superou as expectativas da organização. Esta é a avaliação da coordenadora do evento, Profa. Rita Luzia Santos, que visitou o estande da Agência Fotec na noite desta sexta-feira, dia 23.

De acordo com a professora e segundo estimativa inicial, durante os três dias de feira, cerca de 60 mil pessoas visitaram os pavilhões montados na Praça Cívica do Câmpus Central.

Ao todo, foram 250 estantes montados e cerca de 2.200 atividades – frutos de iniciativas de professores, alunos e coordenadores de projetos. “Foram mesas redondas, congressos, palestras, apresentações de banners, eventos culturais, mostras de dança, teatro e música... foi um grande acervo de atividades”, descreve a professora.

Outro ponto alto da Cientec, segundo a organizadora, foi o envolvimento de diversos setores da Universidade com a feira. “Todas as instituições participaram da organização do evento, e também sentimos os professores e os estudantes mais interessados”, colocou. Segundo ela, o empenho de toda a comunidade universitária foi imprescindível para o sucesso do evento. “Foi além das expectativas. É perceptível a alegria de todos em participarem desta semana”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Mais de 100 grupos culturais – entre bandas musicais e grupos de teatro e dança – se apresentaram durante os três dias de Cientec. De acordo com o produtor executivo da feira, Daniel Campos, que também visitou o estande da Agência Fotec no último dia da Semana, as atrações aconteceram em diversos pontos. “Houve apresentações na Escola de Música, na Vila da Cultura e também no Anfiteatro, onde foi montada a maior estrutura”, resume.

O produtor cultural conta que um dos destaques deste ano foi a abertura de um edital de seleção que privilegiou artistas locais. “Na Cientec 2015, se apresentaram nomes de grande importância na música potiguar, como Luiz Gadelha, e também revelações, como Plutão Já Foi Planeta”, coloca.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

O produtor executivo Daniel Campos falou também a respeito da mudança na praça de alimentação da Cientec. “Mudar o que funcionou bem durante 20 anos foi um trabalho complexo, mas procuramos inovar e o resultado está aí: sucesso de público de vendas”, comemorou, se referindo à presença inédita dos foodtrucks.