MÚSICA

Capela do Campus recebe apresentação de grupos de música

Sopros, vozes e o bailar dos dedos sobre as cordas encantam a última noite da Cientec Cultural (23), promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC). A capela do campus universitário foi um dos quatro palcos a receber a programação cultural de 2015, com a mostra de corais e música de câmara, com apresentações de grupos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juntamente com a capela, o auditório da Escola de Música da UFRN recebeu grupos de teatro e de música durante os três dias da feira. Na Vila da Cultura as manifestações artísticas foram diversificadas, chamando atenção de um público variado. Já o anfiteatro do campus manteve a tradição de receber os shows e grupos de dança. Além disso, o departamento de artes desenvolveu atividades voltadas para a produção artística dos alunos da Universidade.

Teodora de Araújo Alves, diretora do NAC, ressalta a importância da Cientec Cultural para o evento Cientec, tendo em vista a crescente preocupação com esses espaços de divulgação científica, compreendendo a democratização do acesso à arte. Segundo a diretora, o direito a cultura é uma questão institucional. “Esse conhecimento que é produzido no campo artístico cultural aqui, na universidade, [...] de um modo geral, precisa cada vez mais ser colocado para as pessoas conhecerem e não só para aquelas que produzem esse conhecimento”, complementa Teodora Alves.

A avaliação da equipe responsável pela organização da Cientec Cultural é positiva, diante do reconhecimento do trabalho realizado pelos artistas locais. A intenção foi, antes de tudo, proporcionar aos visitantes o contato com as produções culturais feitas dentro da UFRN. A diretora do NAC falou da significativa participação dos visitantes e do quanto isso é fundamental para a formação cultural do estado, já que, por vezes, o devido reconhecimento não é dado à área. Cabe a nós cidadãos ocupar cada vez mais esses espaços dedicados à Cultura.