EDUCAÇÃO

Projeto oferece cursinho gratuito a alunos de escola pública

O Programa Complementar de Estudos para Estudantes do Ensino Médio (PROCEEM) é um projeto da Prograd que oferece, desde 2005, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exclusivamente para alunos de escolas públicas. O programa é ofertado de forma totalmente gratuita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como único pré- requisito a obrigatoriedade de que o estudante esteja concluindo ou já tenha concluído o ensino médio.

As aulas são ministradas por alunos de licenciatura de diversas áreas do conhecimento. “Essa é uma maneira de não só preparar os nossos alunos para o ENEM, mas também uma forma de exercitar a licenciatura para os professores em formação”, afirmam Felipe Diniz e Ana Eliza Trajano, bolsistas de Pedagogia e Ciências Sociais, respectivamente, atuantes no PROCEEM.

Além das aulas diárias em todos os turnos, o programa disponibiliza atividades complementares nos fins de semana, como aulões e oficinas. O PROCEEM está presente não só no campus da UFRN em Natal, mas também nos centros acadêmicos de Santa Cruz e Caicó.

As inscrições para as turmas de 2016 serão abertas em janeiro e bolsistas participantes do projeto, juntamente com a coordenadora Jucimar Vilar, estão na 21ª CIENTEC divulgando o programa e incentivando os estudantes a fazerem parte da iniciativa. O estande da PROCEEM está localizado no Pavilhão 4 da feira.