CIENTEC 2015

CIENTEC 2015 tem baixo número de ocorrências

Desde o primeiro dia de realização da XXI CIENTEC o número de ocorrências em relação à segurança é considerado tranquilo. Até a última quarta-feira (21), a Divisão de Segurança Patrimonial da UFRN (DSP) não registrou nenhum incidente dentro e no entorno da Praça Cívica da instituição, local onde se realiza o evento, até a manhã desta quinta (22).

De acordo com José Anchieta de Freitas, coordenador operacional de segurança do DSP, 60 vigilantes estão distribuídos somente nos pavilhões e demais espaços. “No interior da feira estamos trabalhando com efetivo de 30 pessoas por turno de 12 horas, entre vigilantes e porteiros terceirizados”, explica. Na parte que corresponde à área externa da praça, de jurisdição da instituição, a responsabilidade pela segurança cabe ao pessoal da DSP.

Ocorrências registradas dentro da CIENTEC são direcionadas para o ponto de apoio da vigilância, localizada atrás do anfiteatro. Dependendo de cada caso, poderá haver o encaminhamento à segurança universitária. “A atuação é feita tanto por supervisores da empresa responsável pela segurança quanto pela equipe da DSP. Nós estamos presentes desde o início do evento, às seis da manhã, até o encerramento dos shows à noite”, pontua Anchieta.

Mesmo com o efetivo disponível na feira, é importante que os participantes estejam precavidos. “Onde há aglomerado de pessoas, é preciso ter cuidado em relação ao uso do celular e demais objetos pessoais, por exemplo. Também é preciso nos atentar às situações que estão ao nosso redor. Quanto aos veículos, deve-se certificar de que estejam fechados e estacionados em locais apropriados”, recomenda o coordenador.

Caso de atendimento médico é registrado

Durante a realização desta matéria, a reportagem presenciou atendimento a uma idosa, que sofreu uma indisposição no pavilhão 04. A mulher foi imediatamente atendida por bombeiros e paramédicos. Em seguida, foi encaminhada ao posto médico montado no evento.