EDUCAÇÃO

UFRN promove II Colóquio Internacional SDJC

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação, em conjunto com o Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (OBES), realizarão o II Colóquio Internacional Sociedade, Direitos e Justiça Cognitiva entre os dias 27 e 30 de maio em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). O evento é aberto ao público em geral.

O Colóquio é promovido pela UFRN, pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Nos dias 27, 28 e 29 as atividades se concentrarão no Campus da UFRN e no dia 30 ocorrerão nos Campus do UNI-RN e da UFERSA.

 O objetivo do evento é fortalecer o intercâmbio entre as universidades e divulgar a produção acadêmica entre os pesquisadores, entre as instituições envolvidas, demais centros de ensino superior e comunidade interna e externa às universidades. A programação conta com oficinas de linguagem fotográfica e de representações artísticas e culturais, grupos de trabalho temáticos, mesa redonda, palestras, momentos culturais, e apresentação de comunicações de artigos científicos que comporão um dossiê temático para a Revista CRONOS do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Estudantes, professores e servidores da UFRN já podem se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No blog http://coloquiointernacionalsdjc.blogspot.com.br/  há todas as informações referente ao Colóquio, principalmente as orientações para aqueles que desejam submeter resumos aos grupos de trabalho e se inscreverem nas oficinas. AS dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: 2coloquiobesufrn@gmail.com. A inscrição é gratuita.

Um dos palestrantes convidados, Professor Doutor José Manuel Pureza, atual presidente do Conselho Científico do CES e professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde coordena o Mestrado em Relações Internacionais e o Doutorado em Política Internacional e Resolução de Conflitos. Manuel Pureza também é professor convidado de diversas universidades estrangeiras,  autor de vários livros, deputado  e Líder Parlamentar do Bloco de Esquerda (2009-2011) e Membro Efectivo da II Comissão (Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas).

O Colóquio também contará com a participação do professor João Paulo Dias, atual diretor-executivo e coordenador do Gabinete de Gestão de Projetos do Centro Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e de Élida Lauris, doutora em Pós-Colonialismo e Cidadania Global pelo CES.

De acordo com a professora Vânia Gico, coordenadora do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais da  UFRN, ao mesmo tempo em que divulga os trabalhos científicos de professores e alunos, o Colóquio Internacional Sociedade, Direitos e Justiça Cognitiva cria novas oportunidades de investigação em eixos temáticos transdisciplinares, possibilita novos intercâmbio e possibilita outros acordos  para  estágios em outros centros de alunos da pós-graduação.