EDUCAÇÃO

O PIBID EM DESTAQUE

O último dia de oficinas do Enalic deste ano mostrou também os trabalhos dos licenciandos em diversos cursos no Brasil sobre o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), programa que insere os alunos de licenciatura na vivência de sala de aula do Ensino Básico e que tem ganhado cada vez mais espaço nas Universidades.

Para o participante do PIBID de música da UFPB, Felipe Mendonça, o programa ajuda o estudante da graduação a aprender mais, uma vez que já está praticando em sala de aula, em especial, o Ensino de Jovens e Adultos. Para ele, o ensino de música na escola é uma oportunidade do aluno estar mais inserido na educação.

Durante as apresentações foi discutida a valorização dos cursos de licenciatura nas Universidades após o projeto e visto que o graduando compreende muito mais do curso a partir dessa experiência em sala de aula, além da maior participação da escola no processo de aprendizagem dos alunos.

“O projeto não é só feito pelo licenciando e a escola também faz parte: pais, professores e a direção ajudam nesse processo”, explica a aluna do curso de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Vanderleia Ribeiro. A oficina expôs métodos diferentes de ensino propostos pelos alunos do PIBID, como utilização de música, poesia, literatura de cordel, mapas e jogos realizados pelos alunos das escolas.