SAÚDE

Você sabe o que é tribologia?

Não se surpreenda se, passando pelo pavilhão cinco, der de cara com um estande sobre Tribologia. Afinal, o que é isso? De maneira interativa, estudantes de engenharia mecânica, podem responder essa pergunta.

Tribologia é a ciência que estuda o atrito, desgaste, lubrificação e vida dos sistemas. O grupo de estudos de Tribologia é sediado dentro do departamento de engenharia mecânica, mas não está restrito a área de exatas. “Dentro do grupo da gente tem pessoas que são dentistas. Formados em odontologia que fazem doutorado em engenharia mecânica, estudando a área de implantes dentários, atrito entre os dentes e o osso” relata o estudante de doutorado, Fernando Nunes.

A matéria é totalmente aplicável ao nosso dia-a-dia, se tornando extremamente interessante, até para quem não tem muita afinidade com a área. “Tudo está ligado a Tibologia, até o simples ato de andar, que está ligado ao atrito” reforçou Dyego Monteiro, também doutorando.

Dentre várias explicações sobre as áreas de pesquisa, como transporte de fluidos e materiais compostos, o visitante é desafiado a tentar tirar um palito de dentro de uma garrafa cheia de arroz. Sim, isso também tem a ver com Tribologia.

Não é tão fácil como parece, apesar de Paulo, ter conseguido de primeira. Estudante do 9º ano do colégio 4º Centenário, o garoto parecia muito entretido com os diversos aparelhos expostos, “eu vim pro estande por que eu me interesso muito pela área de mineração, me chamou atenção”.

A aplicabilidade e os aparelhos, como o cavalo mecânico, estão atraindo muitos visitantes para o estande. O grupo está completando 10 anos, e os participantes tem projeto de lançar um livro para o próximo ano.